KENNETH KAUNDA HOMENAGEADO EM EVENTO INTERNACIONAL EM LUANDA

4/9/2024 10:46

O legado político diplomático e patriótico de David Kenneth Kaunda foi enaltecido nesta quinta-feira, 20 de Junho de 2024 em Luanda, durante um colóquio internacional organizado para saudar o centenário natalício do 1° Presidente e pai da nação da República da Zâmbia.

O Auditório Principal da Academia Diplomática Venâncio de Moura do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), foi o local escolhido para a realização do evento. Maria Auxiliadora Pascoal Ramiro, Secretária de Estado para a Administração, Finanças e Património, em representação do Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores, proferiu o discurso de abertura.

Na sua intervenção, a Secretária de Estado destacou o decisivo papel político e diplomático desempenhado por Kenneth Kaunda, sobretudo na consciencialização da solidariedade africana, liberdade dos povos e coesão dos Estados da África Austral, mormente entre Angola e a Zâmbia.

O colóquio internacional, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores, trouxe à reflexão e debate _ "o papel de Kenneth Kaunda no processo de integração da Região Austral de África", _ cujo prelector foi o político e académico, Mário Pinto de Andrade; _"o perfil de Kenneth Kaunda e a normalização das relações diplomáticas entre as Repúblicas de Angola e da Zâmbia "_; dissertado pelo nacionalista Adolfo Nsikaango.

O pan-africanista David Kenneth Kaunda foi igualmente lembrado por via das prelecções soburdinadas aos temas _"Elementos de convergência económica entre as Repúblicas de Angola e da Zâmbia"_, palestrado pelo professor "Alves da Rocha"; e o _"Magistério público e diplomático de Kenneth Kaunda"_ cujo orador foi "Kaweche Kaunda", filho do homenageado .

De acordo com o palestrante Mário Pinto de Andrade, "falar de Kenneth Kaunda é lembrar o legado de um político zambiano, mas também de  nacionalistas africanos, que idealizaram as bases para o desenvolvimento do continente-berço da humanidade".

Segundo o político e académico, os africanos precisam mudar de mentalidade para que se possa caminhar segundo os ideiais dos pan-africanistas como Kenneth Kaunda e outros do seu tempo.

O Colóquio Internacional Alusivo ao Centenário  do antigo estadista zambiano foi prestigiado por entidades políticas, corpo diplomático, deputados, magistrados, académicos, homens de cultura, estudantes, e sociedade civil.

Tratou-se de uma iniciativa no âmbito da reciprocidade diplomática, no quadro da presidência de Angola na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

David Kenneth Kaunda nasceu a 28 de Abril de 1924 e faleceu em 17 de Junho de 2021 na sua pátria.

Academia Diplomática Venâncio de Moura, Conhecimentos é Poder!

#ADVM #Formação #Rigor #Excelência

Outras notícias