Nosso Historial

A génese da ADVM remonta do antigo Instituto de Relações Internacionais (IRI) criado através do Decreto-Lei nº. 3/99,  de 3 Julho, com o intuito de promover cursos profissionais, de formação e de capacitação dos funcionários do Ministério das Relações Exteriores.

Em 2003 por via do Decreto Executivo nº. 28/02, de 16 de Junho, deu início ao curso de licenciatura em Relações Internacionais.
Em Setembro de 2017, o Instituto transformou-se numa Instituição de Ensino Superior, por via do Decreto n.° 228/17, com dupla tutela: a orgânica exercida pelo Ministério das Relações Exteriores e a  metodológica, do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Em 2020 com a reorganização da rede de instituições públicas de ensino superior, algumas instituições e regiões académicas no país foram extintas. O Instituto Superior de Relações Internacionais foi abrangido e passou a funcionar  como curso na orgânica da Universidade de Luanda, afastando-se, por conseguinte, da tutela do Ministério das Relações Exteriores (MIREX). 

Neste contexto nasce a Academia Diplomática Venâncio de Moura como um órgão superintendido do Ministério das Relações Exteriores vocacionado a formar e capacitar profissionalmente os diplomatas e demais funcionários do MIREX, assim como de outros departamentos ministeriais e instituições públicas e privadas.