ACADEMIA VENÂNCIO DE MOURA OUTORGA NOVOS FORMADOS NO CURSO DE ETIQUETA E PROTOCOLO

1/3/2024 12:02

A Academia Diplomática Venâncio de Moura do Ministério das Relações Exteriores outorgou hoje, 23 de Fevereiro de 2024, na Sala de Conferências da Instituição, os novos formados no curso de Etiqueta e Protocolo com o objectivo de aprimorarem suas competências técnico-profissionais na área de protocolo.

A referida formação visa capacitar estudantes finalistas de Relações Internacionais, funcionários de gabinetes de Instituições públicas e privadas, bem como pessoas singulares, no intuito de conhecerem as normas e regras protocolares de boas maneiras.

A cerimónia foi prestigiada por membros de Direcção e Chefia da Instituição, destacando-se o Director-Geral, o Embaixador José Marcos Barrica, que na ocasião felicitou os recém-formados pelos conhecimentos adquiridos, olhando para os desafios do presente e do futuro da acção diplomática.

Entretanto, o Director-Geral da Academia Diplomática sublinhou que os saberes sobre a Etiqueta e Protocolo não se circunscrevem na vida profissional, mas sim, em todas as dimensões da actividade das pessoas, sendo "ferramenta e bússola úteis e necessárias para uma interacção humana condizente às normas e aos padrões da vida em sociedade". Disse.

Por sua vez, o professor de Etiqueta Cerimonial e Protocolo Diplomático João Neto, disse que o balanço é positivo, a julgar pelo nível de aproveitamento e desempenho demonstrado pelos formados ao longo da formação.  

“Hoje eles saem daqui mais capacitados e preparados para desempenharem com brio e profissionalismo as novas tarefas que lhes serão atribuídas. Dizer que é a tarefa da Academia formar com rigor e excelência para melhor servir”.

O estudante de Relações Internacionais Jefté Lengo, afirmou ter adquirido experiências para levar consigo em várias áreas da sua vida e declarou: “ eu aconselho o seguinte: todo ser humano devia ter passado por uma formação de Etiqueta e Protocolo porque não abrange simplesmente as normas oficias, mas também as inúmeras acções da nossa vida quotidiana. No entanto, saio daqui com visão mais optimista e digno de conviver na sociedade”.

Já Hilariana Marcos, funcionária do Tribunal de Contas, disse: “foi cumprido o desejo de ter uma formação protocolar. No entanto, sinto-me capacitada e cumprirei com êxito as minhas tarefas”. Disse.

O curso de Etiqueta e Protocolo na Academia Diplomática Venâncio de Moura com a duração de 15 dias, é um dos cursos de extensão que consta da agenda formativa dos mais variados cursos que a Instituição dispõe para o ano de 2024.

Academia Diplomática Venâncio de Moura, Conhecimento é Poder!

#Advm #Formação, #Rigor #Excelência

Outras notícias