Na manhã desta sexta-feira, 19 de Abril de 2024, o Embaixador de Portugal em Angola, Francisco Duarte, proferiu uma palestra na Academia Diplomática Venâncio de Moura. O tema abordado foi:"A Revolução de Abril: Ponto de viragem do relacionamento entre os povos de Portugal e de Angola”.
Promovido pela Academia, o evento foi realizado em véspera da data de celebração dos 50 anos da Revolução dos Cravos da República Portuguesa, que depôs fim ao regime ditatorial para um Estado Novo em 25 de Abril de 1974.
O Director-Geral da Academia Diplomática Venâncio de Moura, o Embaixador José Marcos Barrica, em sua mensagem de boas-vindas, classificou o 25 de Abril como uma proeza do século XX que mais impacto teve no futuro dos povos de Portugal e de Angola.
“Ao olharmos para a história os dois Estados estavam subjugados por regimes fascistas. Hoje, o referido acto representa para nós uma celebração de concórdia e fraternidade. E de igual modo, representa também um incontornável marco de viragem do relacionamento entre os povos de Portugal e de Angola”. Disse.
Por sua vez, Francisco Duarte, o Embaixador de Portugal em Angola, considera os 50 anos da Revolução de Abril e os 50 anos da Independência de Angola como marcos interligados.
“ Faz sentido assinalarmos em conjunto e de forma igual as duas datas simbólicas. Por este motivo, manifestamos a satisfação da confirmação do Presidente João Lourenço na República Portuguesa para participar nas comemorações oficiais dos 50 anos da Revolução Democrática Portuguesa ao convite do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa”.
Igualmente Francisco Duarte, considerou que a saúde, educação e os direitos das mulheres, são marcas fundamentais que o 25 de Abril trouxe e ao mesmo tempo afirmou ser uma revolução bem sucedida.
“ Nem que sejamos um país perfeito. Aliás, estamos longe disso, mas hoje em Portugal respira-se o ar da democracia e liberdade. No entanto, consideramos a democracia como uma conquista que se renova e que se deve defender diariamente”. Afirmou.
O evento que juntou no mesmo espaço deputados, corpos diplomáticos acreditados em Angola, docentes, discentes, e pessoas singulares da sociedade civil angolana, também contou com momentos culturais, como a declamação de poesias e músicas de artistas convidados.
A Revolução de 25 de Abril, também conhecida como Revolução dos Cravos, refere-se a um evento da história de Portugal resultante do movimento político e social, ocorrido a 25 de Abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo vigente desde 1933, e que iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático com a entrada em vigor da nova Constituição a 25 de Abril de 1976.
Academia Diplomática Venâncio de Moura, Conhecimento é Poder!
#ADVM #Formação #Rigor #Excelência